quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Monte Aprazível sedia 19º Ciclo de Debates do Tribunal de Contas do Estado

Fonte: Prefeitura
Fotos: Lucas Ribeiro

Foi realizado na ultima sexta-feira (24) o 19º Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, no Centro Cultural em Monte Aprazível.

Foram abordados temas como o Controle Interno, Endividamento e Conciliação Bancária, Ensino, Precatórios, Terceiro Setor e Transparência. Questões relativas a assuntos do âmbito da fiscalização desta corte de Contas, também foram discutidas na ocasião.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Maurinho, o Vice Toninho Minuci, o Presidente da Câmara João Roberto Camargo, o Presidente do TCE Conselheiro Dr. Edgard Camargo Rodrigues, do Ilmo. Secretário-Diretor Geral Dr. Sérgio Ciqueira Rossi, do Procurador-geral do MPC Celso Matuck Feres Junior, e representantes de 49 municípios.

Para o Prefeito Maurinho, sediar um encontro deste porte é de “extrema relevância para o município, pois o Tribunal de Contas realiza importante papel de fiscalizar o Poder Público, no entanto, também está preocupado em expandir esta atividade pedagógica de informar os agentes públicos quanto à prestações de contas. São estas atitudes que ajudam a elevar o nível das Administrações Municipais do Estado de São Paulo.”

De acordo com o Tribunal de Contas, em 2013 foram rejeitadas 31% das contas municipais do Estado apenas por erros nos Controles Internos, que é o mecanismo profissional e necessário para apurar e fiscalizar os atos do próprio Poder Público.

O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Edgard Camargo Rodrigues, enfatizou que “o processo do Tribunal é democrático e estes ciclos de debates são imprescindíveis para diminuir a distância que ainda há do Tribunal com os gestores e comunidade. A presença deste grande público no evento, mostra que estamos no caminho certo.”

Municípios participantes:

Adolfo, Altair, Bady Bassitt, Bálsamo, Barretos, Cajobi, Catanduva, Catiguá, Cedral, Colômbia, Cosmorama, Elisiário, Embauba, Guapiaçu, Guaraci, Ibirá, Icem, Ipiguá, Irapuã, Jaci, José Bonifácio, Macaubal, Marapoama, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Nova Granada, Novais, Olímpia, Onda Verde, Orindiuva, Palestina, Paulo de Faria, Poloni, Potirendaba, Sales, São José do Rio Preto, Sebastianópolis do Sul, Severínia, Tabapuã, Tanabi, Ubarana, Uchoa, União Paulista e Urupês.

Nenhum comentário: