Edgard conta, que a esterilização cirúrgica é tida
como a única forma eficiente e segura de diminuir o problema dos animais em
situação de risco, negligência ou abandono pelas ruas das cidades.
Em gatas e cadelas (retirada cirúrgica de útero e
ovários), além de evitar as crias indesejadas
é uma prevenção efetiva contra doenças que podem colocar a vida das
fêmeas em risco. A mais comum é o câncer de mama, desencadeado pela ação dos
hormônios femininos a cada cio.
Em machos, cães e gatos, a castração (retirada
cirúrgica dos testículos) previne o surgimento de doenças como o câncer de
próstata e elimina completamente a possibilidade de tumores nos testículos.
Essa castração poderá ser feita em clínicas
particulares, conveniadas com o Município, mediante credenciamento.
Essa castração, também poderia ser realizada em
sistema de mutirão, envolvendo todas as clínicas e veterinários da cidade que
se interessarem, ao menos uma vez ao ano.


Nenhum comentário:
Postar um comentário