sábado, 2 de agosto de 2014

APLACANA inaugura laboratório de pré-análise de cana-de-açúcar

Marcos Roberto

A Associação dos Plantadores de Cana da Região de Monte Aprazível (APLACANA) colocou em funcionamento o laboratório de pré-análise de cana-de-açúcar. Antes da instalação do laboratório, as análises eram feitas nas usinas que abrangem o raio de atuação da APLACANA e que em muitas vezes, eram demoradas.

A inauguração oficial acontecerá na próxima quinta-feira (07), às 18h30.

Com equipamentos modernos e novos, este laboratório conta desintegradora, betoneira, prensa, refratômetro, entre outros que darão precisão as análises.

O laboratório tem capacidade de fazer até 70 análises diárias. Para ter seu talhão de cana analisado, o associado deve solicitar no departamento técnico da Associação, que em até 24 horas irá colher amostras que serão analisadas. O resultado ficará disponível no site da APLACANA, onde o associado poderá acessá-lo através de login e senha cadastrados no sistema.

O laboratório atenderá exclusivamente os associados da APLACANA, que poderão solicitar uma análise a cada 15 dias de cada talhão.

Investimento

Com cerca de 87 m² e área para carga e descarga de cana-de-açúcar, o local conta com duas grandes salas, sendo uma para o desintegrador de cana e outra para análise dos materiais coletados pelos técnicos.

Entre construção e equipamentos, a diretoria da APLACANA investiu cerca de R$ 300 mil.

Para o presidente da APLACANA Donaldo Luis Paiola, o laboratório vai agilizar o atendimento aos associados. Ainda segundo o presidente, foi um grande investimento que vai auxiliar os associados na tomada de decisões. “Já era intenção da atual diretoria realizar esta obra quando construímos o auditório e o DAS (Departamento de Assistência Social) e os consultórios. É um investimento alto, mas com certeza será de grande utilidade para os associados”, destacou Donaldo.

O coordenador Agrícola da APLACANA, o engenheiro agrônomo João Aoki ressalta que a principal utilidade do laboratório será o gerenciamento da maturação da cana. Ele lembra que o produtor pode ter 10% de ganho de produtividade.

“A grande vantagem da associação ter o laboratório será acompanhar a maturação da cana dos associados. Se no passado,  por exemplo,  o produtor entregava sua cana na unidade com 130 kg/ATR por tonelada, com a análise da cana feita pela APLACANA, o produtor saberá a hora certa de colher  e isso pode  gerar um ganho de até 10%. Além disso, se o produtor não concordar com a análise de ATR feita pela unidade, ele pode solicitar uma análise do mesmo lote de cana em outro laboratório”,destacou.

Nenhum comentário: