terça-feira, 25 de março de 2014

APLACANA apresenta novas variedades de cana-açúcar

Marcos Roberto

Clones plantados há noves meses já estão com mais de dois metros de altura e têm grandes chances de se tornarem variedade

A APLACANA realizou na última sexta-feira (21) Dia de Campo para demonstrar aos associados 10 novos clones de cana-de-açúcar da variedade RB da UFUSCar. O evento aconteceu na Escola Agrícola Padre José Nunes Dias e na Estação Experimental da APLACANA, implantado no ano passado em parceria com escola.

Os clones de cana-de-açúcar foram mostrados aos associados e alunos da Escola Agrícola pelo pesquisador chefe da Estação Experimental da UfsCar de Valparaíso Antonio Ribeiro. As possíveis novas variedades de cana foram plantadas em uma área de 3,4 hectares na escola agrícola.

 Da esquerda para direita. Thiago Esteves técnico da APLACANA responsável pela Estação, Nelson Coordenador Pedagócio da Escola Agrícola, Antonio Ribeiro da Ufscar, Antonio César diretor da APLACANA, João Aoki coordenador Agrícola a APLACANA, Márcio Miguel, vice-presidente da APLACANA, Luís Antonio da FM AGrícola e José Antonio Spolon fornecedor
João Aoki, engenheiro agrônomo e coordenador do departamento Técnico da APLACANA explica que, na Estação experimental foram testados 10 Clones, pelo menos quatro podem virar variedade de cana já na próxima safra.

“Estas variedades se adéquam aos mais variados tipos de solo e clima, entre outras características. Além disso, quando novas variedades surgirem, poderemos multiplica-las  e fornece-las aos associados interessados. À partir deste ano, destes 10 clones, oito serão multiplicados e a chance de se tornarem variedade são muito grandes", disse.

Plantados na Estação Experimental da APLACANA há nove meses, os clones já alcançaram mais de dois metros de altura. 

O engenheiro da APLACANA ressalta ainda que uma variedade de cana leva cerca de dois anos para ser implantada na região devido a dificuldade de se produzir clones.

Os Clones são de ciclo precoce, média e tardia e serão testadas para avaliar a sua adaptação ao microclima local.

O objetivo principal da estação experimental de desenvolvimento de Clones é avaliar o seu potencial produtivo e ter mudas de variedades para os Associados, quando estas forem lançadas. Um Clone de cana demora mais de 10 anos de pesquisa para ser lançado como variedade e neste caso, serão demonstrados Clones cruzados no anos de 1997 e 1998.

“Tornando variedade, teremos antecipadamente quantidades de mudas para os Associados iniciarem seus viveiros primários”, destaca João Aoki.

Para o presidente da APLACANA Donaldo Luís Paiola, a Estação Experimental visa atender as necessidades da associação e dos associados que há anos solicitavam uma estação como esta. “No passado fizemos algumas parcerias que não deram certo e agora, nesta área, próxima a cidade, nossos técnicos estão testando novas variedades que se adéquam em nossa região. Nesta parceria, os alunos da Escola Agrícola também aprenderão na prática os ensinamentos da escola e sairão preparados para o mercado de trabalho.


Nenhum comentário: