terça-feira, 20 de agosto de 2013

Monte Aprazível Noticias entrevista o coordenador dos 14 jovens aprazivelenses que participaram da JMJ no Rio de Janeiro, o Fábio Nunes

Por Email: Lucas Ribeiro

Hoje o Monte Aprazível Notícias entrevista o Fábio Antonio Nunes, ele que tem 28 anos e é Analista de Sistemas, e foi o coordenador dos 14 jovens que estiveram no Rio de Janeiro na Jornada Mundial da Juventude, onde o Brasil recebeu a visita do Papa Francisco.

Milhões de pessoas do mundo todo, participaram do evento, e Monte Aprazível não ficou de fora. Fábio Nunes, conta sua experiência com os Jovens, e a expectativa para a próxima jornada que será em Polônia, onde o mesmo, já pensa em realizar uma caravana. Isso e muito mais na entrevista abaixo.

Fábio nos conte um pouco dessa experiência vivida juntamente com os jovens aprazivelenses no JMJ, com o Papa no Rio de Janeiro.
Tivemos 1 ano de preparação para irmos a JMJ no Rio. Fizemos várias campanhas para poder arrecadar fundos para ajudar no custeio da viagem. Aqui de Monte Aprazível, fomos em 14 jovens e conosco foram mais 4 jovens de Nhandeara. Eu já havia participado da JMJ em 2011 em Madri, mas pela Jornada ser aqui no Brasil, era um gosto diferente, pois sabia da grandiosidade da Jornada e o que ela iria proporcionar ao Brasil.

Quantos jovens estiveram participando do JMJ no Rio de Janeiro.
De Monte Aprazível, foram 14, sendo, Anna Carolina, Vittor, Jean, Vagner, Luana, Iago, Gustavo, Aline, Junior, Silvana, José Antônio, Jessica, Willian e Eu. De Nhandeara, participaram os jovens, Maria Cecília, Higino, Jean e Marco.

Você acredita que com a visita do Papa ao Brasil, poderemos ter uma esperança de mudança espiritual na vida das pessoas?
Papa Francisco tem uma personalidade igual a nossa, é Latino Americano. Certamente temos muito o que aprender com o Papa Francisco. Ele busca no seu Pontificado a referência de São Francisco de Assis, buscando ter um contato mais próximo com o outro. Na correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos de olhar para nosso lado e ver o outro, olhar para a necessidade do nosso próximo. Cada vez mais a sociedade está mais individualista e capitalista, e o Papa vem nos mostrar o verdadeiro Cristianismo. Para nós jovens as palavras do Papa chegaram com mais força, dando um estímulo a nós para que cada vez mais busquemos o protagonismo da nossa própria vida, hoje em dia é possível ver tantos jovens perdidos nos vícios, isso acontece porque estes jovens deixaram de serem os protagonistas de suas próprias vidas para ser um mero coadjuvante. Por outro lado, a igreja não é somente o Papa ou os padres, a igreja é feita de homens, mulheres, jovens e crianças, sendo assim não podemos medir a igreja somente pelo Papa. Se cada um fizer a sua parte, teremos uma sociedade mais justa e fraterna.

E o Papa Francisco, como descrevê-lo nessa jornada?
Papa Francisco foi o grande marco dessa Jornada. Sua humanidade chamou a atenção do mundo todo. Ele fez questão de andar em carro aberto, para ter um contato mais próximo com os jovens, durante seu percurso, parava várias vezes para cumprimentar e abraçar crianças. Nos discursos, era impressionante, o silêncio para ouvir suas palavras e o que mais me chamava a atenção era a interação que ele fazia com os jovens, por diversas vezes ele no meio do discurso questionava os jovens e esperava para ouvir as respostas.

Quais são as frases do Papa Francisco que mais te marcou na JMJ?
Uma das frases que mais me tocou foi na celebração de acolhida do Papa, onde ele disse para Botarmos fé na vida, botarmos fé no amor e na esperança. Quando estamos fazendo comida, nós botamos sal para dar sabor, botamos tempero, botar significa adicionar, assim se colocarmos, se adicionamos fé na nossa vida, ela terá um novo sabor.

Como foi a acolhida pelos irmãos católicos do Rio de Janeiro com os aprazivelenses?
A acolhida para nosso grupo foi fantástica. Ficamos na Paróquia Nossa Senhora da Ajuda na Ilha do Governador, fomos muito bem recebidos pela organização da paróquia.  Nosso grupo foi dividido em 3, todos os meninos ficaram em uma casa, e as meninas ficaram em outras 2 casas próximas. A organização da JMJ só pediram para as famílias disponibilizarem um lugar onde cada peregrino pudesse colocar seu colchão/saco de dormir e um banheiro para uso. Mas as famílias foram muito mais além. Na casa em que ficamos, os 12 meninos, a família morava na casa ao lado, a casa em que ficamos não morava ninguém, a família nos deixou a chave da casa, e todo dia abasteciam a geladeira. Assim também foi com as meninas. Foi uma acolhida muito aconchegante de todos daquela paróquia.

Vocês pretende participar da próxima JMJ em Polônia?
Certamente, é impossível descrever o que acontece na Jornada Mundial da Juventude, por mais que tentasse, sempre ficaria falando algo. Costumo dizer que a jornada é igual chocolate, se tentar descrever o sabor do chocolate, faltariam palavras, pois somente experimentando é que se tem a verdadeira definição. E quem participa de uma Jornada, sente-se motivado a participar de outra. Quando você vê milhões de jovens de todo o mundo, nesta jornada foram mais de 170 países participantes, buscando e partilhando da mesma fé, é algo contagiante. A Jornada te faz entender o que é a igreja. Durante nosso percurso para irmos a vigília no sábado, íamos rezando o terço, e várias pessoas de outros idiomas iam rezando juntos.
Outro fato que impressionou na Jornada foi de mais de 4 milhões de jovens na praia de Copacabana e não ver ninguém com bebida alcoólica, não ver brigas nem discussões, os prédios em torno de Copacabana, ao verem um evento tão grandioso e tão pacífico, abriram as portas dos prédios para que os peregrinos pudessem utilizar os banheiros, os moradores que muitas vezes ficam incomodados por tantos eventos naquela região, saiam a janela, saiam as ruas e se emocionavam em ver tantos jovens cantando, e festejando a fé. Mesmo com a dificuldade no transporte público, os jovens em vez de reclamar, iam cantando durante a viagem, cada país em seu idioma, muitas vezes até havia a mistura de idiomas na mesma canção. Enfim, o que resume a Jornada Mundial da Juventude é a fé.

Quer acrescentar ou agradecer alguém Fábio?

Quero agradecer em nome do Grupo de Oração Resgate a todos aqueles que nos ajudaram a concretizar a nossa ida à JMJ. Que ajudaram doando seu tempo ou mesmo doações em dinheiro. Nosso muito obrigado e as nossas orações.









Nenhum comentário: