Por Email: Lucas Ribeiro
Hoje o
Monte Aprazível Notícias entrevista o Fábio Antonio Nunes, ele que tem 28 anos
e é Analista de Sistemas, e foi o coordenador dos 14 jovens que estiveram no
Rio de Janeiro na Jornada Mundial da Juventude, onde o Brasil recebeu a visita
do Papa Francisco.
Milhões
de pessoas do mundo todo, participaram do evento, e Monte Aprazível não ficou
de fora. Fábio Nunes, conta sua experiência com os Jovens, e a expectativa para
a próxima jornada que será em Polônia, onde o mesmo, já pensa em realizar uma
caravana. Isso e muito mais na entrevista abaixo.
Fábio nos conte um
pouco dessa experiência vivida juntamente com os jovens aprazivelenses no JMJ,
com o Papa no Rio de Janeiro.
Tivemos
1 ano de preparação para irmos a JMJ no Rio. Fizemos várias campanhas para
poder arrecadar fundos para ajudar no custeio da viagem. Aqui de Monte
Aprazível, fomos em 14 jovens e conosco foram mais 4 jovens de Nhandeara. Eu já
havia participado da JMJ em 2011 em Madri, mas pela Jornada ser aqui no Brasil,
era um gosto diferente, pois sabia da grandiosidade da Jornada e o que ela iria
proporcionar ao Brasil.
Quantos jovens
estiveram participando do JMJ no Rio de Janeiro.
De Monte
Aprazível, foram 14, sendo, Anna Carolina, Vittor, Jean, Vagner, Luana, Iago,
Gustavo, Aline, Junior, Silvana, José Antônio, Jessica, Willian e Eu. De
Nhandeara, participaram os jovens, Maria Cecília, Higino, Jean e Marco.
Você acredita que
com a visita do Papa ao Brasil, poderemos ter uma esperança de mudança
espiritual na vida das pessoas?
Papa
Francisco tem uma personalidade igual a nossa, é Latino Americano. Certamente
temos muito o que aprender com o Papa Francisco. Ele busca no seu Pontificado a
referência de São Francisco de Assis, buscando ter um contato mais próximo com
o outro. Na correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos de olhar para nosso
lado e ver o outro, olhar para a necessidade do nosso próximo. Cada vez mais a
sociedade está mais individualista e capitalista, e o Papa vem nos mostrar o
verdadeiro Cristianismo. Para nós jovens as palavras do Papa chegaram com mais
força, dando um estímulo a nós para que cada vez mais busquemos o protagonismo
da nossa própria vida, hoje em dia é possível ver tantos jovens perdidos nos
vícios, isso acontece porque estes jovens deixaram de serem os protagonistas de
suas próprias vidas para ser um mero coadjuvante. Por outro lado, a igreja não
é somente o Papa ou os padres, a igreja é feita de homens, mulheres, jovens e
crianças, sendo assim não podemos medir a igreja somente pelo Papa. Se cada um
fizer a sua parte, teremos uma sociedade mais justa e fraterna.
E o Papa Francisco,
como descrevê-lo nessa jornada?
Papa
Francisco foi o grande marco dessa Jornada. Sua humanidade chamou a atenção do
mundo todo. Ele fez questão de andar em carro aberto, para ter um contato mais
próximo com os jovens, durante seu percurso, parava várias vezes para cumprimentar
e abraçar crianças. Nos discursos, era impressionante, o silêncio para ouvir
suas palavras e o que mais me chamava a atenção era a interação que ele fazia
com os jovens, por diversas vezes ele no meio do discurso questionava os jovens
e esperava para ouvir as respostas.
Quais são as frases
do Papa Francisco que mais te marcou na JMJ?
Uma
das frases que mais me tocou foi na celebração de acolhida do Papa, onde ele
disse para Botarmos fé na vida, botarmos fé no amor e na esperança. Quando
estamos fazendo comida, nós botamos sal para dar sabor, botamos tempero, botar
significa adicionar, assim se colocarmos, se adicionamos fé na nossa vida, ela
terá um novo sabor.
Como foi a acolhida
pelos irmãos católicos do Rio de Janeiro com os aprazivelenses?
A
acolhida para nosso grupo foi fantástica. Ficamos na Paróquia Nossa Senhora da
Ajuda na Ilha do Governador, fomos muito bem recebidos pela organização da
paróquia. Nosso grupo foi dividido em 3,
todos os meninos ficaram em uma casa, e as meninas ficaram em outras 2 casas
próximas. A organização da JMJ só pediram para as famílias disponibilizarem um
lugar onde cada peregrino pudesse colocar seu colchão/saco de dormir e um
banheiro para uso. Mas as famílias foram muito mais além. Na casa em que
ficamos, os 12 meninos, a família morava na casa ao lado, a casa em que ficamos
não morava ninguém, a família nos deixou a chave da casa, e todo dia abasteciam
a geladeira. Assim também foi com as meninas. Foi uma acolhida muito
aconchegante de todos daquela paróquia.
Vocês pretende
participar da próxima JMJ em Polônia?
Certamente,
é impossível descrever o que acontece na Jornada Mundial da Juventude, por mais
que tentasse, sempre ficaria falando algo. Costumo dizer que a jornada é igual
chocolate, se tentar descrever o sabor do chocolate, faltariam palavras, pois
somente experimentando é que se tem a verdadeira definição. E quem participa de
uma Jornada, sente-se motivado a participar de outra. Quando você vê milhões de
jovens de todo o mundo, nesta jornada foram mais de 170 países participantes,
buscando e partilhando da mesma fé, é algo contagiante. A Jornada te faz
entender o que é a igreja. Durante nosso percurso para irmos a vigília no
sábado, íamos rezando o terço, e várias pessoas de outros idiomas iam rezando
juntos.
Outro
fato que impressionou na Jornada foi de mais de 4 milhões de jovens na praia de
Copacabana e não ver ninguém com bebida alcoólica, não ver brigas nem
discussões, os prédios em torno de Copacabana, ao verem um evento tão grandioso
e tão pacífico, abriram as portas dos prédios para que os peregrinos pudessem
utilizar os banheiros, os moradores que muitas vezes ficam incomodados por
tantos eventos naquela região, saiam a janela, saiam as ruas e se emocionavam
em ver tantos jovens cantando, e festejando a fé. Mesmo com a dificuldade no
transporte público, os jovens em vez de reclamar, iam cantando durante a
viagem, cada país em seu idioma, muitas vezes até havia a mistura de idiomas na
mesma canção. Enfim, o que resume a Jornada Mundial da Juventude é a fé.
Quer acrescentar ou
agradecer alguém Fábio?
Quero
agradecer em nome do Grupo de Oração Resgate a todos aqueles que nos ajudaram a
concretizar a nossa ida à JMJ. Que ajudaram doando seu tempo ou mesmo doações
em dinheiro. Nosso muito obrigado e as nossas orações.





Nenhum comentário:
Postar um comentário