De acordo com Luciula Manzolli, responsável pelo levantamento dos dados e a resposta dos questionários enviados pela Fundação Abrinq, foram avaliados os investimentos feito pela administração nas áreas da saúde, educação e assistência social, ou Orçamento Criança. Para aderir ao programa, o município tem que estipular metas e cumpri-las.
Uma das metas era reduzir a fila de espera nas creches. Em 2009 ano em que os dados começaram a ser analisados, Monte Aprazível oferecia XX vagas em quatro creches. Em 2011, duas salas foram crianças para atender a demanda crianças na Assessoria de Educação e a creche José Francisco Berardo foi inaugurada e o município passou a oferecer 580 vagas em creches.
Para chegar aos 183 municípios premiados nesta quarta edição, a Abrinq analisou durante três anos (de 2009 a 2011) todos os investimentos feitos pelo Prefeito em projetos que beneficiassem as crianças e adolescentes.
Um dos vários projetos analisados foi o Educarte, que em no horário adverso a aula, as crianças tem aulas de dança, música e reforço escolar. Hoje o Educarte atende em média 60 crianças por dia. O objetivo é atender as crianças promovendo junto a instituição escolar e a família o seu desenvolvimento pleno.
Quesitos como baixo índice de mortalidade infantil, filas de espera para vagas em creches, e projetos esportivos como aulas de xadrez nas escolas também contribuíram para a conquista do prêmio.
O prefeito Wanderley Sant’Anna recebeu a boa notícia e comemorou o fato de ter recebido este importante prêmio. “Somente em 2010 a prefeitura investiu mais de R$ 4 milhões com crianças e adolescentes. O recebimento de um prêmio como este é o reconhecimento de um trabalho que é contínuo. Desde que assumi a prefeitura adotei algumas metas: saúde, educação e assistência social são uma delas e por isso estamos orgulhosos de ter o trabalho reconhecido por uma instituição renomada que é a Abrinq”, ressaltou o prefeito
Wanderley disse ainda que este prêmio é a coroação do trabalho do Fundo Social comandado pela Primeira Dama Taís Sant’Anna. “A maioria dos projetos sociais tem como foco as crianças e Taís sempre se preocupou com elas. O trabalho é constante e todos os servidores e assessores que trabalham diretamente com crianças estão de parabéns. O prêmio também é deles. E um agradecimento especial a Luciula Manzoli que caprichosamente, com muita capacidade e perseverança cuidou do levantamento e fez com que a Fundação Abrinq reconhecesse nosso trabalho ”, finaliza o prefeito.
Monte Aprazível foi premiado pela Fundação Abrinq no decorrer da gestão 2009-2012 onde foram reconhecidos 180 municípios, que concluíram todas as etapas e qualificaram suas políticas, melhorando a vida de crianças e adolescentes, na categoria Reconhecimento Pleno.
Criado em 1996, o Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) tem como objetivo mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos recomendados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança.
No primeiro ano de gestão, os municípios integrantes do Programa constroem o diagnóstico da situação da infância, elencam as possíveis estratégias de enfrentamento das questões observadas e pactuam metas a serem atingidas até 2011.
Para tanto, foi desenvolvida uma metodologia de monitoramento e avaliação de indicadores de Saúde, Educação, Proteção e Orçamento nos quatro anos de gestão - MAPA PPAC.
O preenchimento do MAPA PPAC, realizado anualmente, permite acompanhar a evolução do município no que diz respeito à melhoria de condições de vida de crianças e adolescentes.
Ao final de cada etapa do MAPA PPAC, a equipe do programa elabora relatórios de recomendação que visam subsidiar tecnicamente os municípios para a superação das problemáticas identificadas. São realizados também encontros presenciais (seminários) e elaborados cadernos temáticos e boletins eletrônicos com as principais temáticas abordadas no MAPA PPAC para aprofundar e qualificar a compreensão de aspectos específicos.
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