A prefeitura Municipal de Monte Aprazível, por meio da Assessoria de Saúde, vem implementando ações de melhoria de qualidade de vida da população. Recentemente, através de informações obtidas nas reuniões mensais sobre saúde, a assessora de Saúde Claudia Maset teve o conhecimento da existência de uma instituição filantrópica chamada Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Cafelândia, que, através do SARA (Serviço de Atendimento e Reabilitação Auditiva) concede próteses auditivas gratuitas através do (
Sistema Único de Saúde (SUS).
Assim, objetivando beneficiar os munícipes, o serviço de saúde do município iniciou um trabalho de triagem auditiva para identificar pacientes com perda auditiva e posterior encaminhamento ao referido serviço de reabilitação.
De janeiro a abril, foram levados para a cidade de Cafelândia, 80 pacientes portadores de deficiência auditiva. Os pacientes foram consultados com audiometrias realizadas aqui no município onde se constou a necessidade do uso de aparelho.
Após passar com otorrinolaringologista do SARA, foram realizados os moldes para montar os aparelhos.
“Na última quarta-feira acompanhei até a cidade de Cafelândia 12 pacientes para a colocação de seus aparelhos. São aparelhos modernos e sem custo algum, através do SUS. A cidade de Cafelândia atende pacientes de média complexidade em reabilitação auditiva e tive a alegria de ter contato com a equipe maravilhosa que atende no SARA e com isso a fila de espera que chegava até um ano aqui em Rio Preto, lá (em Cafelândia) leva menos de 4 meses”, destaca Claudia Maset.
Ela ressalta ainda que esta aguardando a chegada dos próximos aparelhos para atender os outros pacientes já consultados e que já fizeram os moldes.
As pessoas que tiverem interesse e após comprovação médica do uso de aparelho auditivo, elas devem procurar o otorrinolaringologista no Posto Central, realizar a audiometria, e com o laudo médico, se necessário procurar Assessoria de Saúde para realizar os procedimentos necessários.
“Esta data, me emocionou muito, quando presenciei vários pacientes felizes depois de colocarem o aparelho, com o sorriso no rosto dizendo que agora estavam ouvindo! Este gesto não tem preço”, afirmou Claudia.
Os pacientes de Monte Aprazível receberam os seguintes aparelhos: retroauricular (posicionado atrás da orelha, geralmente é o mais potente de todos e atende pacientes de todos os graus de perda auditiva) e o Microcanal (alojado totalmente dentro do conduto auditivo e atende a pacientes de perda leve a moderada de audição).
Nenhum comentário:
Postar um comentário