quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Moradores reclamam de furtos no cemitério de Monte Aprazível

Nos últimos dois meses foram registrados sete boletins de ocorrência. Prefeitura informou que mantém um vigia durante o dia

globo.com  
Placas de bronze foram arrancadas
 de túmulo em Monte Aprazível
(Foto: Reprodução/ TV TEM)

Placas de bronze foram arrancadas de túmulo em Monte Aprazível (Foto: Reprodução/ TV TEM)

O cemitério de Monte Aprazível (SP) virou alvo de furtos nas últimas semanas e moradores estão preocupados, já que os ladrões violam túmulos, levam objetos de bronze e depredam o local. Nos últimos dois meses foram registrados sete boletins de ocorrência.

No lugar onde ficavam os vasos de bronze, restaram apenas os suportes. Argolas e placas com o nome dos sepultados também foram levadas pelos ladrões. Uma mulher, que prefere não se identificar porque tem medo dos ladrões, registrou boletim de ocorrência depois que o jazigo da família foi violado. “A sensação é de indignação, porque faz tempo que isso ocorre, não é de hoje, e nada acontece para coibir isso”, afirma a mulher.

A funcionária pública Nadir Lorenzato veio visitar o túmulo do sogro e ficou arrasada quando viu que as barras de bronze com o nome de parentes desapareceram. “Não estava sabendo desse crime, foi uma surpresa muito grande e triste, fazemos de tudo para conservar e é lamentável isso acontecer”, diz Nadir.

Os familiares acreditam que os furtos estariam ocorrendo há pelo menos cinco anos. Ainda não existe um levantamento do número de peças levadas pelos ladrões, mas basta caminhar pelo cemitério para se perceber o quanto a situação é grave. Em um dos túmulos arrancaram oito placas de bronze.

Esse tipo de material atrai o interesse dos criminosos por causa do valor. Uma peça, por exemplo, custa em torno de R$ 250. A suspeita das vítimas é de que o produto depois de derretido seja destinado a alguma empresa da região.

Pessoas de outras cidades que vão a Monte Aprazível para visitar túmulos de parentes reclamam da criminalidade e cobram mais segurança. “Poderia colocar segurança pelo menos à noite para tentar coibir”, diz o autônomo Leonardo Almeida.

A prefeitura informou que mantém um vigia durante o dia, mas que outro profissional será contratado para trabalhar à noite. O cemitério passa por reformas e a iluminação será reforçada até o fim do ano. A Polícia Militar disse que realiza rondas constantes em torno do cemitério.

Nenhum comentário: