sexta-feira, 17 de outubro de 2014

CAMPANHA PROMOVE ENTREGA DE BRINQUEDOS ÀS CRIANÇAS COM CÂNCER

Jornal de Monte

Um grupo de quatro amigas realizaram campanha de arrecadação de brinquedos para serem entregues às crianças que fazem tratamento em combate ao câncer. A campanha começou através de uma médica que lançou nas redes sociais a campanha “Sem make” que tratava-se de um desafio para que as pessoas colocassem fotos sem maquiagem nas redes sociais e doassem um brinquedo para as crianças do Hospital de Câncer de Barretos.

Em torno de um mês de campanha foram arrecadados aproximadamente 400 brinquedos sendo 270 novos e o restante já usados, mas em bom estado, além de doções de 330 sacolinhas surpresa. Essas doações foram entregues no último dia 8, no Hospital do Câncer de Barretos, no Instituto Nacional de Câncer (INCA) de São José do Rio Preto. 

Aproveitando o mês em homenagem às crianças, também entregarão brinquedos na pediatria da Santa Casa de Misericórdia de Monte Aprazível.

“Muitas crianças vêm de longe para fazer o tratamento nos hospitais de Barretos e Rio Preto e precisam permanecer no hospital ou em casas de apoio. Esses brinquedos serão entregues para elas, para que tenham momentos de alegria durante o tratamento”, relata uma das voluntárias, a funcionária pública Marilene Teixeira Freire Pinto.

Além da doação, voluntárias arrecadam lenços para mulheres que fazem o tratamento. “Nós iriamos realizar a campanha de doação de lenços, após o término da entrega dos brinquedos, mas as pessoas começaram a doá-los e vamos aproveitar e, entregar, paralelamente às crianças e mulheres.”, diz a diarista Neusa Machado. 

Um empresário doou cerca de 300 lenços para a campanha, outras pessoas também contribuíram com a doação de lenços e dinheiro para aquisição e, até mesmo com tecidos para confecção.

Esta campanha foi iniciada pelo Hospital de Câncer de Barretos e ficou conhecida como “Lenços do amor”. “Eu vi esta campanha nas redes sociais. Enviei a idéia para as voluntárias que a acolheram e que se engajaram para que fosse realizada”, relata a dona de casa Roberta Rodrigues Gardim Ferreira. Os lenços serão entregues no Hospital do Câncer de Barretos e na Santa Casa de São José do Rio Preto. Para mulheres e crianças.

“É muito tempo de tratamento e o cabelo só vai voltar a crescer após o término. O uso do lenço é importante para o aumento a autoestima da mulher, além disso é necessária a utilização do lenço pois não podemos sair no sol sem nada que proteja a cabeça dos raios solares. O custo destes lenços são altos e não é toda mulher que tem condições de comprá-los”, relata Neusa. 

Duas das voluntárias fazem o tratamento de câncer. Em entrevista para o Jornal de Monte, elas ressaltaram a importância da solidariedade das pessoas. “Há 3 anos descobri que tinha câncer. Primeiro localizado no útero e, agora, ele está na coluna. É muito triste ver o preconceito nas pessoas. A exemplo disso, esta semana fui ao mercado e havia duas pessoas que ficavam me encarando e conversando uma com a outra. Eu me senti constrangida. Sigo a orientação do meu médico de sempre manter a cabeça erguida e seguir em frente, viver a minha vida da melhor maneira possível sem me entregar à doença e nem me importar com pessoas que mostram este tipo de comportamento”, destaca a dona de casa Eliana Estevam Ferreira Mota.
 
“Descobri o meu câncer há 5 meses, na mama. Passei pelo preconceito dentro da minha família. As pessoas nos julgam pelo nosso exterior e não pelo que a gente é realmente. É essencial a solidariedade das pessoas. Um sorriso, um abraço, um bom dia, um como você está hoje, fazem toda diferença na vida de quem tem a doença. As pessoas devem lembrar que câncer não é contagioso, e que a melhor maneira de ajudar um amigo que esteja passando por essa doença é ser solidário”, diz Marilene.


As voluntárias agradecem a todos que colaboraram de alguma maneira com a arrecadação e entrega dos brinquedos e lenços.

Nenhum comentário: