domingo, 29 de dezembro de 2013

Exclusivo: Monte Aprazível Notícias entrevista Padre Carlos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Lucas Ribeiro

Ele já foi seminarista onde desenvolveu vários trabalhos pastorais nas Paróquias de São Benedito em Nova Granada, na Paróquia de São João Batista em Tanabi, na Capela de Nossa Senhora Aparecida em Parise e na Paróquia de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento em São José do Rio Preto.

Ele foi sacerdote em sua primeira comunidade Paroquial de Santo Antonio em Cosmorama, de 2007 a 2011. Em Agosto de 2011, no dia 21, ele tomou posse como pároco na Paróquia de São Sebastião em Ipiguá, aonde permaneceu por dois anos e quatro messes até ser nomeado para a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima aqui em Monte Aprazível.

Estamos falando do Carlos Eduardo Pereira Nascimento, conhecido como Padre Carlos, ele tem 33 anos, e fala com exclusividade ao Monte Aprazível Notícias.

- Como o senhor reagiu no momento em que ficou sabendo que assumiria a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Monte Aprazível? 
"Bom primeiro surpreso, exatamente porque eu não estava esperando uma transferência por agora. Mas aceitei com muito carinho e obediência ao chamado da Igreja para esta nova missão". 

- Como foi a sua primeira missa Monte Aprazível? 
" Depois da Missa da posse já no sábado e domingo presidi a Eucaristia e me senti muito acolhido, me senti em casa com os paroquianos".

- Percebo que o senhor é um padre muito querido na paróquia São Sebastião em Ipiguá, e que deixará muitas saudades nesta cidade. O senhor se considera um padre carismático?
" Não sei se posso dizer carismático porque todos nós somos chamados a tratar bem os outros e a estar bem com os outros, eu tento ser eu sempre, procuro estar sempre com meu povo, sentir com eles as dores e alegrias, tento na medida do possível ser o pastor que as pessoas desejam".

- Como descobriu sua vocação para ser padre? 
" Descobri minha vocação vendo o meu antigo pároco presidir a Eucaristia, sempre fui encantado com a liturgia da Igreja, e vendo o seu zelo pastoral e vendo também os sinais de Deus que me chamava eu me decidi".

- Com qual idade decidiu trilhar este caminho?
" Desde os meus 07 anos de idade já tinha o desejo de ser padre, mas fui para o seminário em fevereiro de 1997 com 17 anos de idade". 

- O que o senhor seria se não fosse padre? 
" Professor de História, eu amo história e lugares históricos, posso dizer que mesmo não sendo formado eu me sinto um pouco um historiador".

- O senhor é devoto de qual santo? 
" Sou muito devoto de São José"

- Como o senhor poderia definir um bom padre? 
" Todo padre é bom. Pelo menos eu vejo desta forma, não podemos criar estereótipos de padre, ou tachar o padre de bom ou ruim, eu acredito que todo padre é bom e que cada um a seu jeito e a sua maneira faz o Reino de Deus acontecer".

- Qual a importância da religião na vida de uma pessoa? 

" Posso dizer que a religião seja ela qual for deveria ocupar depois de Deus um lugar de destaque na vida do ser humano. O filosofo Karl Marx criticava a religião e dizia ser esta o ópio do povo, ópio porque segundo ele escravizava e alguns ainda dizem que escraviza, mas eu discordo do pensamento do mesmo, no sentido que religião vai nos apresentar Deus, vai nos apresentar um modo justo e correto de viver, posso dizer que um jeito verdadeiro de tornar a vida mais fácil. A religião só se torna escravizadora quando o ser humano troca aquilo que é o necessário que a religião apresenta isto é, Deus, e um modo de vida certo e correto e se deixa enganar por aquilo que não é verdadeiro, se deixa levar e iludir, se bitolar em determinados questões que não condizem com a maneira correta de viver que a religião ensina".


- Vivemos em uma sociedade repleta de distrações e futilidade que, às vezes, podem ser mais atrativas do que a própria Igreja. Como pretende atrair os fiéis aprazivelenses para as suas missas? 
"Isso é muito relativo, como padre sou Pastor e não um animador de auditório, ou cantor famoso, essa história de que não vai a missa porque a missa é morta ou porque não gosto desse ou daquele padre no meu pensamento é algo furado. Primeiro somos chamados a buscar o que nos é essencial e necessário e o essencial e necessário é Deus. Como Padre vou apresentar Deus, vou apresentar a liturgia da Igreja com suas riquezas e formas, primar pelo espiritual, pelo social e é exatamente isso que deve chamar a atenção de nosso povo. Completo dizendo “que somente se ama aquilo que se conhece”, a partir do momento que os cristão Católicos ( claro que não generalizo) , passarem a amar a Igreja e a conhecê-la, não teremos mais a necessidade que querer ou de inventar coisas, ou até mesmos determinados ritos para chamar ou segurar o povo. Temos que lembrar que como batizados somos Igreja e fazemos parte da Igreja, por isso chamados a amá-la e a mante-la sempre viva e atuante. Quem vier a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima vai encontrar um padre que reza Missa, que canta na medida do possível mas que em primeiro lugar apresenta Deus".

- No Natal muitas pessoas festejam e se reúnem com a família. Trocam presentes entre si, bebem e comem a vontade. O que percebemos é que a celebração muitas vezes é a única festa de aniversário em que o aniversariante, no caso Jesus, não está presente. Por que isso acontece? 
" No meu pensamento isso acontece porque o mundo nos apresenta uma sociedade consumista, apresenta o deus dinheiro, o deus do consumo, onde o que vale é o ter, sempre mais, quanto mais se tem, mais se quer, por isso o essencial, Jesus Cristo, que é a Luz que veio ao mundo no Natal fica escondido".
- Os pais poderiam transmitir de uma forma mais sábia a essência do Natal aos filhos?
" Sim com certeza, não só poderiam como deveriam fazê-lo, pois são os pais os primeiros catequistas e seus filhos".
- Qual é a essência do Natal? 
" Eu acredito que a essência do natal, é fazer Cristo nascer todos os dias nos corações de todos, principalmente no coração dos que não tem voz e nem tem vez. Mostrar Cristo nascido e sua proximidade com os homens, proximidade de um Deus que nos ama e que quis se fazer homem para estar no meio de seu povo".

- Em dezembro se vê uma grande mobilização de atos de solidariedade, tanto das igrejas quanto da sociedade. Por que isso só acontece no Natal?
" Penso que ninguém almoça, janta ou faz qualquer refeição só uma vez por ano, faz-se necessário ser solidário todos os dias, não somente quando a Igreja ou a sociedade convoca ou chama".

Vamos para as 3 perguntas finais;

- Há muitos anos, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, não realiza a tradicional quermesse. Com a sua chegada, o senhor pretende começar a realizar novamente? 
" É algo que já me foi pedido, mas é algo que ainda precisa ser discutido e conversado, pois não resolvo as coisas sozinho, junto comigo existe um conselho, de Assuntos Econômicos e Pastorais, então caminho com eles e eles comigo, e será com eles que vou decidir sobre o ter ou não quermesse ou qualquer outro evento na vida da paróquia. Esperemos".

- O último Censo apontou um aumento do número de evangélicos e a diminuição do número de católicos. Como recuperar o terreno?
" Não vejo isso como problema, pois diz um Arcebispo Brasileiro “Aqueles que abandonaram a Igreja Católica nunca foram fiéis....”, não somos chamados a criar essa ou aquela situação para trazer fiéis de volta ou não deixá-los ir ou voltar, cada um segundo a Constituição tem a “Liberdade de ir e vir”e assim também na Igreja. A Igreja sempre esteve e sempre estará de portas abertas para acolher como Mãe que é a todos e todas".  

- Qual sua opinião sobre o de homossexuais?
"Pergunta um tanto quanto provocadora e que causa muita polemica, mas digo que, são Filhos de Deus, amados e queridos por ele".

Deus vós abençoe e vos guarde.

Mensagens importantes: 



Nenhum comentário: