sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Prefeito assina convênio para instalação de SAMU Regional

O prefeito Wanderley Sant’Anna assinou na última terça-feira (06) o convênio e o plano de trabalho para a implantação do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Monte Aprazível que junto outras 29 cidades, integrará o SAMU Regional de São José do Rio Preto Regional, que deverá iniciar as atividades já a partir do próximo mês de janeiro. A assinatura aconteceu na Secretaria de Saúde de Rio Preto

“Será mais um passo para melhorar o sistema de Saúde de nossa cidade, buscando sempre um melhor atendimento. Implantaremos o SAMU que fará parte de uma rede além de Monte Aprazível, ira atender outras cidades da região”, destacou o prefeito

“Já temos as equipes formadas e treinadas. Compramos uniformes e equipamentos exigidos pelo Ministério da Saúde restando apenas à adequação de uma sala no Centro de Saúde que irá abrigar a Central de Ambulâncias do Município e o SAMU. Estamos prontos para inaugurar”, ressaltou a assessora de Saúde Claudia Maset.

Sobre o funcionamento, Claudia afirma que a solicitação tanto das ambulâncias comuns como do SAMU será feita através do telefone 192, onde um médico do SAMU de Rio Preto irá fazer a regulação. Será este médico que vai determinar que seja uma ambulância BRANCA (COMUM), ou o SAMU (URGÊNCIA/EMERGÊNCIA) que irá fazer o atendimento.

Com a expansão do serviço, será implementada a regulação médica de urgências e emergências regional. A integração dos municípios faz parte de um projeto que visa a ampliação do serviço.

“Quando acontecer a regulação pela central de Rio Preto, a viatura (SAMU ou ambulância branca), já terá o destino certo, e não mais precisará ficar aguardando vagas nos hospitais de referência. Estamos confiantes na implantação do SAMU, porque o projeto apresentado vai agregar grandes melhorias na Saúde de Monte Aprazível e da região”, ressalta Claudia.

Fazem parte do SAMU na rede regional de urgências e emergências os municípios de Bady Bassitt, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Ipiguá, Mirassol, Mirassolândia, Neves Paulista, Nova Aliança, Nova Granada, Onda Verde, Orindiúva, Palestina, Paulo de Faria, Potirendaba, Rio Preto, Tanabi, Uchoa, Adolfo, Jaci, José Bonifácio, Mendonça, Monte Aprazível, Nipoã, Planalto, Poloni, Ubarana, União Paulista e Zacarias.

Com a regionalização, o SAMU Regional será responsável pelo atendimento de 742.407 habitantes.

Nenhum comentário: